quarta-feira, 13 de março de 2013

As grandes oportunidades

Olá a todos!

Quantos de vocês já viram anúncios que falam em expansão do negócio, abertura de novos escritórios, empresa multinacional a investir em Lisboa, abertura de várias vagas para uma mesma empresa... E se eu vos disser que vi tudo isto numa só?
Hoje vou falar-vos da empresa de marketing Gabriela Ramos.

No dia 18 de Janeiro respondi a um anúncio desta empresa que recrutava "Gestores de Recursos Humanos" para a nova instalação em Lisboa. No final desse mesmo dia recebi um telefonema de uma senhora de nome Marta para agendar uma entrevista para o dia seguinte. Não hesitei em aceitar ainda que isso implicasse ir de Lisboa para a Parede (em Cascais).
Eram seis da tarde e, com entrevista marcada para as nove da manhã do dia seguinte, decidi fazer uma pesquisa no google sobre os transportes que iria precisar. Comecei por achar estranho o facto dos escritórios estarem no mesmo prédio da estação dos comboios da Parede e voltei a pesquisar, desta vez sobre a empresa Gabriela Ramos.

A primeira página da pesquisa era a do facebook e assim que a abri não vi mais nada a não ser reclamações: "burlões", diziam. Após uma pesquisa, não muito exaustiva, descobri várias queixas, vários relatos, de candidatos que tinham sido induzidos em erro pelos anúncios colocados pela Gabriela Ramos.

As histórias eram em tudo semelhantes: responderam a anúncios para profissionais da própria área de formação, foram a uma entrevista de 10 minutos com perguntas sem conteúdo e iam para casa com a informação de que o entrevistador tinha mais 40 entrevistas até as 18h (algo que acho difícil) e que dessas 40 selecionaria 5. Recebiam então o telefonema às 18h em que lhes diziam para se apresentarem ao trabalho no dia seguinte com roupa formal e calçado confortável.
Aqueles que aceitaram tiveram a primeira experiência de vendedores porta-a-porta.

Ao ver todas estas reclamações de anúncios enganosos retornei a chamada à Marta e confirmei que a proposta era para vendedores porta-a-porta e não para gestores de recursos humanos - anúncio ao qual respondi. Disse-lhe que não estava interessada e que tinha pesquisado a empresa. A Marta, de respiração ofegante, apressou-se a terminar a chamada.

Fiz uma queixa no portal Net-empregos e denunciei as ofertas enganosas. Ser vendedor porta-a-porta é um emprego digno como todos os outros. Então qual a necessidade de nos enganar? A resposta foi a seguinte:

"Olá,
O Net-Empregos detectou algumas irregularidades das ofertas dessa empresa como tal, procedemos ao bloqueio do registo da empresa em causa, assim como foram removidos todos os anúncios publicados no nosso portal. Os dados reunidos serão utilizados para que de futuro qualquer outro registo associado, fique bloqueado automaticamente."


Agora leiam-se os títulos dos vários anúncios que encontrei no Trovit Empregos colocados pela Gabriela Ramos em Março:
"Abertura de novo escritório- Departamento Comercial"
"Vários Cargos- Parede"
"Comercias/ Futuros Chefes de equipa M/F"
"Multinacional em Portugal"
"Entrada Imediata- 6 vagas"
"Comercias / Gestores de Equipa"
"Recrutamento de Colaboradores"
"Abertura de departamentos"

Não se deixem enganar, a menos que queiram apostar numa carreira comercial de vendedores porta-a-porta não respondam a estes anúncios e denunciem esta empresa. Outros fizeram-no no portal da sapo emprego e resultou.



Anúncio Desemprego


Sem comentários:

Enviar um comentário